Tudo sobre o méxico!

O titulo do post já é bem indicativo. É sobre o méxico. Meu querido e futuro país.

Necessito hacer una redación sobre el Mexico, obrigação de intercâmbista conhecer um pouco da cultura e história do lugar para onde vai para amenizar o  – dito cujo – “choque cultural”. Pois bem, parando de enrolação, escreverei minha redação de duas página alinha e justificada. – Único problema é, estou sem a mínima inspiração. Mas um dia ela chega, de preferencia, ela deveria ter chegado ontem pra falar a verdade, eu to com tudo atrasado.

Sem mais enrolação,

México. uhulll

O povo mexicano não parece muito diferente do brasileiro, é descrito como simpático, divertido e prestativo, e a população mexicana é também uma mistura de índios com espanhóis. Eles têm uma cultura muito rica, baseadas em muitas civilizações antigas como incas, maias, astecas, etc. São muito nacionalistas e religiosos.

Por todo o país existem cidades histórias muito importantes, possuem muitos museus e uma capital – Ciudad de México –  linda e arborizada com infinitos lugares para visitação, e não só na capital mas pelo país inteiro. Falando mais um pouco da capital, que se situa bem no centro do país, possui dois vulcões ao seu redor, o Popocatepetl e Iztaccihuatl. Toluca de Lerdo fica perto do DF, nessa cidade também tem um vulcão, Xinantecatl que também é chamado de Nevado de Toluca. Nessa região a altitude é de 2 mil metros de altura. Entre as principais e mais conhecidas cidades estão: Guadalajara, sede do pan 2011; Acapulco, a praia que apareceu em um episódio do famoso Chaves; Cancún; Chichén Itzá, onde ficam as piramides maias; entre outras cidades.

Duas das coisas características do México são a comida e a bebida. Os pratos são fortes salgados e exóticos. Os principais são as tortilhas e os famosos tacos recheados com todo tipo de condimento e pimenta conhecidos no mundo inteiro. Lá, para os corajosos, tem até taco de gafanhoto e formiga. Outros pratos típicos de lá são a guacamole (abacate, usado em pratos salgados), os nachos, burritos e o chile (carne moída, feijões cozidos sem calda) e muita pimenta, é o condimento mais usado por lá. As bebidas mexicanas também são bem fortes. A mais conhecida é a tequila que possui todo um ritual típico do México para beber cada gole. Tem também algumas mais esquisitas envolvendo vermes – o Mezcal – que são ainda mais fortes que a tequila. Felizmente não é só de álcool que as bebidas de lá são feitas, a mais famosa é a água de chocolate. A culinária também é diversificada em cada região, eles possuem 60 tipos de etnias.

O clima se assemelha com o do Brasil. No norte é seco e desértico, no planalto central é temperado e na costa é quente e úmido. Nos pontos mais altos, na região da capital, o clima é fresco e agradável durante todo o ano.

As datas e festas importantes de lá são: 02/02 – Día de la Candelaria – com base numa crença e tradição judia as famílias se reúnem para comer beber Atole uma bebida quente que é baseada em farinha de milho e quando a receita leva chocolate é chamada de Champurrado; 16/09 – Día de la independencia Mexicana – ela é comemorada com um desfile cívico, as pessoas também se pintam com as cores da bandeira do México entres outros costumes ; 31/10 até 02/11- Día de los Muertos ou Santa Muerte – são feitas oferendas aos espíritos que já foram e homenagens, ela é uma data muito importante e simbólica com muitos rituais e costumes que são parte importante da tradição mexicana. Essas são as duas mais importantes, mas eles também comemoram o Natal, Dia das Mães e outras datas que também tem aqui no Brasil.

No México a moeda é o peso mexicano e a economia deles tem foco na exportação e é baseada em serviços, na indústria, no comércio, na agricultura e na  exploração de minérios. Mais de 40 países possuem tratados de livre comércio com o México. A agricultura é de frutas, feijão, cana de açúcar e algodão. Na questão de números eles são a segunda maior economia da América do Sul, perdendo apenas para o Brasil, e no ranking mundial fica na décima segunda posição. Atualmente um real vale o equivalente a sete pesos mexicanos.

A política é um pouco diferente da brasileira, eles tem o poder centralizado, nas mãos do presidente e no executivo. O presidente deles tem um mandato de seis anos e não pode renovar. Mesmo sendo um país conservador o governo atual do presidente Felipe Calderón, que foi eleito em 2006, se mostrou muito liberal e em 2007 aprovou a união de homossexuais, entre outros.

Mais sobre o México? Eles falam espanhol; O fuso horário é de menos três horas em relação ao Brasil; Aqueles caras que aparecem nos desenhos animados com chapeis grandes e com bigodes enormes são os mariachis, músicos tradicionais mexicanos.

Referencias.

http://www.miraedestino.com/destinos.cfm?id=442&n1; http://www.cabostral.com/guia_viagem_clima_mexico.php; http://www.infoescola.com/mexico/economia-do-mexico/http://www.easyexpat.com/pt/cidade-do-mexico/visao-geral/politica.htmhttp://www.malapronta.com.br/blog/2011/03/02/conheca-a-cidade-do-mexico/; Yahoo respostas; Kate (minha futura irmã); Meu livro do Fisk Focus in Final; Victória Lunardi Bauken.

Obrigada a quem leu até o final. E ao adorável Gabriel Augusto Hahn, que revisou o texto pra mim.

besos muchos besos.

Anúncios
Etiquetado , , , , ,

Um pensamento sobre “Tudo sobre o méxico!

  1. como se eu fosse um nerd pra ter revisado o texto :p

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: